

(Página atualizada em 10/09/2012)
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· Seleção 2009 (clik ao lado
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· Estrutura Curricular
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· Corpo Docente (clik ao lado para conhecer
os docentes do curso)
CARACTERÍSTICA DO DOUTORADO
O curso de Doutorado em Enfermagem, de caráter acadêmico, está estruturado
a partir da área de Concentração denominada Gênero, Cuidado e Administração
em Saúde e três Linhas de Pesquisa: Mulher, Gênero e saúde; Organização e
Avaliação dos Sistemas de Cuidados à Saúde; O Cuidar em Enfermagem no Processo
de Desenvolvimento Humano
Concepção Filosófica
O curso de Doutorado em Enfermagem, ora proposto, com área de concentração
Gênero, Cuidado e Administração em Saúde, apoia-se em uma concepção filosófica
que fundamenta a formação de profissionais de enfermagem para o desenvolvimento
de práticas transformadoras de pesquisa e ensino, de modo a gerar conhecimento
na enfermagem/saúde. É conduzido pelo princípio da equidade, ao reconhecer
que o acesso à saúde e aos meios materiais e simbólicos para sua manutenção,
recuperação e controle, parte do reconhecimento das desigualdades sociais
e a conseqüente adoção de medidas que visam a diminuição ou eliminação dessas
desigualdades. Desse modo, o conhecimento produzido levará em conta as variadas
manifestações das relações de gênero, as especificidades do cuidado e da administração
em saúde e enfermagem.
A estrutura curricular está organizada a partir de três núcleos temáticos:
a) formação técnico-assistencial, que inclui disciplinas que abordam a fundamentação
teórica e metodológica de gênero, como categoria de análise e sua aplicação
na saúde, assim como as concepções teóricas e abordagens metodológicas sobre
o cuidado e sobre a administração em saúde e enfermagem; b) formação acadêmica
para a docência, através de disciplinas e atividades, que incluem: estágio
em docência, disciplina e tirocínio docente orientado; c) formação para pesquisa
através de disciplinas específicas de métodos e técnicas de investigação,
da pesquisa orientada e do projeto de tese.
O curso de Doutorado em Enfermagem propõe-se a formar enfermeiras para desenvolverem
uma assistência de qualidade e capazes de produzir conhecimentos em enfermagem/saúde,
buscando a excelência nas práticas de cuidar e administrar, assim como utilizar
análises a partir de perspectivas de gênero nas pesquisas, no ensino e na
extensão de serviços à comunidade.
Nesse sentido, o processo do cuidar e do administrar em enfermagem/saúde é
percebido na relação entre indivíduos, famílias, grupos e comunidades, voltado
para o atendimento das suas necessidades universais e específicas, fundamentado
na ciência, tecnologia e ética. Considera-se, também, que os processos de
promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças, assim como o cuidado,
a organização e administração dos serviços de saúde são influenciados pelo
modo como são construídas as relações de gênero em nossa sociedade, que operam
em articulação com as relações de classe, de cor/raça e geração, dentre outras.
Perfil do Egresso
O perfil desejado da(o) profissional a ser formada(o) é de que ela(e) possa
produzir conhecimento inovador, rigorosamente construído, utilizando metodologias
apropriadas, demonstrando habilidades na análise da literatura, na sistematização
dos achados e no respeito aos princípios éticos que envolvem as pesquisas,
além de articular a identificação de fenômenos, a implementação de intervenções
e avaliação dos resultados nas ações de saúde e de enfermagem, no contexto
onde elas se desenvolvem. Nesse sentido, a(o) doutoranda(o) será estimulada(o)
para o desenvolvimento de uma análise crítica do processo de cuidar/administrar
em enfermagem, bem como da influência do gênero na organização da vida em
sociedade, reforçando seu potencial para contribuir na melhoria das condições
de saúde da população e na produção do conhecimento em âmbito regional e nacional.
As doutoras(es) formadas(os) pelo curso devem desenvolver a capacidade crítica
para análise e avaliação dos principais problemas de saúde da população, do
cuidado, organização e administração em saúde, assim como para a proposição
de novas metodologias de investigação em saúde e de prestação do cuidado.
Além disso, espera-se que seja capaz de entender e analisar as influências
das manifestações de gênero e de outras categorias de análise como cor/raça,
idade e classe social nos processos de saúde e doença, na organização, nas
políticas e no cuidado em enfermagem/saúde.
Objetivos
· Desenvolver e aprofundar a formação de pessoas diplomadas em enfermagem,
qualificando-as no nível de doutorado.
· Capacitar enfermeira(o)s para práticas transformadoras de pesquisa e ensino,
através do desenvolvimento de estudos em enfermagem.
· Qualificar pesquisadoras(es) para o desenvolvimento de investigações sobre
temas relacionados à administração e ao cuidado em enfermagem, bem como para
a utilização de perspectivas de gênero e de outras categorias analíticas relacionadas,
como raça, geração e classe social.