Mestrado
[característica do curso] [linhas de pesquisa ] [estrutura curricular][corpo docente] [seleção 2008][seleção 2009][seleção 2009.2][seleção 2010] [aluno especial 2010.2] [seleção 2011] [aluno especial 2011.1] [aluno especial 2011.2] [seleção 2012.1] [aluno especial 2012.1] [seleção 2012.2] [aluno especial 2012.2] [seleção 2013.1] [aluno especial 2013.1]

LINHAS DE PESQUISA

1 Mulher, Gênero e Saúde

Ementa - Busca compreender a dinâmica das relações de gênero no ensino e nas práticas de saúde, as políticas de saúde relacionadas à mulher, o trabalho em saúde e na enfermagem e a produção do conhecimento. Analisa a organização das práticas de saúde e os direitos reprodutivos. Estuda a AIDS, as doenças crônico-degenerativas e as sexualmente transmissíveis sob uma perspectiva de gênero.

Docentes e temas de pesquisa

Edméia de Almeida Cardoso Coelho
Desenvolve estudos sobre Saúde da Mulher, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde sexual e reprodutiva, integralidade do cuidado, gênero e saúde da mulher, gênero e enfermagem, políticas públicas de saúde.

Enilda Rosendo do Nascimento
Ensino e assistência de enfermagem em saúde da Mulher e relações de Gênero; Assistência de Enfermagem em Saúde Reprodutiva: pré-natal, planejamento familiar; estudos de Gênero, raça/cor e saúde.

Mirian Santos Paiva
Estudos de Gênero, Raça/ Cor e saúde. Mulher, Doenças sexualmente transmissíveis e AIDS/ Pesquisa quanti-qualitativas na área das Representações sociais.

Normélia Maria Freire Diniz
O cotidiano da prevenção, do controle e do tratamento do câncer ginecológico e de mama; Mulher, saúde e violência; Referencial teórico-metodológico; Ensino e assistência de enfermagem em saúde da mulher e relações de gênero; estudos de gênero e saúde; Teoria das Representações sociais e fenomenologia.

Regina Lúcia Lopes
O cotidiano da prevenção, do controle e do tratamento do câncer ginecológico e de mama; Ensino e assistência de enfermagem em saúde da mulher e relações de gênero; estudos de gênero e saúde; Mulher, saúde e violência; Referencial teórico- metodológico da fenomenologia.

Silvia Lúcia Ferreira
Políticas de Saúde da Mulher, Saúde da Mulher, Organização das Práticas e dos serviços de saúde e Produção do conhecimento sobre a mulher e saúde; estudos de gênero e saúde.


2 Organização e Avaliação dos Sistemas de Cuidados à Saúde

Ementa - Aprofunda e desenvolve pesquisas em administração aplicada à enfermagem, focalizando as relações interpessoais, as novas tecnologias nas organizações dos sistemas de cuidado à saúde. Utiliza paradigmas da administração pertinentes à avaliação da qualidade da assistência à saúde.

Docentes e temas de pesquisa

Ângela Tamiko Sato Tahara
Administração e gestão dos cuidados de saúde. Avaliação da qualidade dos cuidados de enfermagem. Organização dos serviços de cuidados à saúde. Acreditação Hospitalar e interfaces com o processo de cuidar. Análise de modelos e Sistemas de cuidados de enfermagem. Satisfação do cliente em relação aos cuidados de enfermagem. Pesquisa quantitativa e quanti-qualitativas em saúde.

Cristina Melo
Trabalho e prática em saúde e enfermagem. Avaliação de Políticas Públicas e de Sistemas e Serviços de Saúde. Abordagem qualitativa.

Enêde Andrade da Cruz
Administração e avaliação de qualidade em central de material e esterilização (CME) e na assistência perioperatória. Metodologia da assistência em bloco cirúrgico. Representações sociais e interfaces com a prática profissional em CME e bloco cirúrgico. Pesquisa quantitativa e qualitativa no processo de trabalho em CME e na assistência em bloco cirúrgico.

Josicelia Dumêt Fernandes
Recursos humanos em enfermagem. Ensino e Currículo de enfermagem. Formação e capacitação de recursos humanos para a enfermagem. Saúde mental e o trabalho de profissionais de saúde e da enfermagem. Relações Interpessoais no trabalho na saúde. Pesquisas qualitativas, quantitativas e quali-quantitativas.

Norma Carapiá Fagundes
Análise da Educação. Trabalho e prática em saúde e em enfermagem. Abordagem qualitativa.

Vera Lúcia Peixoto Mendes
Modelos Assistenciais e modelos de Gestão em saúde e enfermagem.
Abordagem qualitativa e quantitativa.


3 O Cuidar em Enfermagem no Processo de Desenvolvimento Humano

Ementa - Busca produzir conhecimento sobre o cuidado de enfermagem sob a perspectiva política, social, demográfica e epidemiológica no processo de desenvolvimento humano. Estuda os fatores que interferem na saúde da criança, adolescente, pessoas adultas e idosas, considerando os aspectos éticos, bioéticos do cotidiano e de fronteira no exercício da enfermagem

Docentes e Temas de Pesquisa

Climene Laura de Camargo
O cuidar em Enfermagem na Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente. Violência à criança e ao adolescente e família. Pesquisas quanti-qualitativas na saúde da criança e do adolescente.

Darci de Oliveira Santa Rosa
Investigação de temáticas relacionadas à Educação, Ética e Exercício da Enfermagem. Aprofundamento dos estudos relativos aos dilemas emergentes da Ética do cotidiano, bem como na Bioética de fronteira, e a problemática da pesquisa envolvendo seres humanos, visando o exercício profissional da Enfermagem no contexto das políticas públicas de saúde da sociedade em que vivemos.

Dora Sadigrusky
Assistência à saúde mental a grupos populacionais. Representações sociais e Relatos Orais da família do doente mental. A reforma psiquiátrica e a visão crítica das políticas de saúde mental. A desinstitucionalização do doente mental. Relações interpessoais e estudos sobre alcoolismo e alcoolistas. Pesquisas quanti-qualitativas em saúde mental e na saúde do adulto e idoso.

Fernanda Carneiro Mussi
O cotidiano da prevenção, controle tratamento e cuidado de enfermagem ao cliente com doença arterial coronariana. Conforto e desconforto. Pesquisas quanti-qualitativas no processo saúde doença do adulto

José Lucimar Tavares
A saúde mental e as suas dimensões na Enfermagem. Psiquiatria clínica e a reforma psiquiátrica. Comunicação e relações interpessoais. Recursos humanos em enfermagem. A violência como comprometimento à saúde mental. Pesquisas quanti-qualitativas em saúde mental e na saúde do adulto e idoso.

Maria do Rosário Menezes
Processo de envelhecimento. Violência ao idoso na família. A cultura imaginária sobre o idoso e o processo de envelhecimento. História oral e etnográfica na abordagem aos fenômenos de pesquisa do idoso e seu ambiente de relações. Pesquisas quanti-qualitativas na saúde do idoso.

Therezinha Teixeira Vieira
O Cuidar em enfermagem na prática médico-cirúrgica. Ética, Bioética na prática de cuidar e no processo de formação do profissional de enfermagem. Pesquisa qualitativa e quanti-qualitativas nas indicações referidas acima